Agosto

Título: Agosto
Autor: Rubem Fonseca
Editora: Nova Fronteira

Comprei “Agosto” em agosto de 2020 e só agora, agosto de 2021, é que li a obra de Rubem Fonseca. Aliás, a primeira vez que li Rubem Fonseca foi em “Feliz Ano Novo”. Para quem buscava qualquer palavra de renovação naquele janeiro de 2020, sem qualquer aviso prévio a respeito do autor, aquele conto fora um choque, um golpe de revirar o estômago.

Digo isso porque já sabia o que esperar de Agosto: realismo, hiper-realismo, “realismo feroz”. O livro acompanha a investigação de um assassinato tendo como pano de fundo o cenário político que culminou com o suicídio de Getúlio Vargas (em 24 de agosto de 1954).

O que mais me cativa em Rubem Fonseca é como ele torna o crime, a barbárie e a selvageria elementos da rotina tanto quanto ir comprar pão. O mesmo vale para a corrupção. É algo que fica evidente no desfecho do livro. Rubem narra o Brasil que não sai nos cartões postais ou é mencionado nos eventos mundiais, mas que não é distante do meu ou do seu endereço, mesmo que ignoremos.

Outro ponto que me chamou atenção foi a manipulação política retratada pelo autor. Quase sempre fiz a leitura de Agosto antes de ouvir o podcast de notícias que diariamente traz também atualizações sobre a CPI da Covid-19. Daqui, de modo simplório, não entendo como as pessoas adotam políticos e os carregam no bolso à salvo. Assim como não acredito que alguém ali seja desprovido de qualquer motivação pessoal, nem mesmo os eloquentes emocionados que contam os mortos pela doença. E, talvez, o que digo seja um sintoma descrito por Bauman a respeito da crise da democracia: “é o colapso da confiança” *.

Para finalizar, Agosto deixa o sentimento de que a história se repete, que o de cima sobe e o de baixo desce, morre e fica por isso, só porque alguém com dinheiro e poder decidiu que queria.


rio branco, 14 de agosto de 2021

*https://www.revistaprosaversoearte.com/as-redes-sociais-sao-uma-armadilha-zygmunt-bauman/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s